O mundo está no caminho onde todos estão nas redes sociais, compartilhando ideias, momentos e recomendações. Nós duas opções, fazer ou não fazer parte deste espaço. E quando falamos de beleza não temos motivo para não fazer parte, pelo contrário, temos todos os motivos para engajar as clientes a falarem cada vez mais sobre sua marca e seus serviços nos canais digitais delas, coloque suas clientes para falar e mostrar o quanto elas são satisfeitas, e realizadas por usarem dos seus serviços e cuidados com sua beleza.
As redes sociais é uma ótima ferramenta para manter seus clientes envolvidos, e as redes sociais já fazem parte do dia a dia dos seus clientes, mas é preciso ser criativo para que as postagens sejam realmente naturais para o seu espaço e desta forma gere um buzz em torno de sua marca.
Você precisa pensar em ações que vão além das redes sociais:
- É preciso pensar num site onde as pessoas possam ver os seus serviços e até fazer o agendamento de horário por ali mesmo.
- É incentivar que suas clientes façam check-in em seu espaço, em troca dê-lhe um mimo, como cortesia.
- Após ou durante o serviço, veja se sua cliente se sente confortável em você mostrar o antes, durante e o depois nas historiais do instagram, não existe nada mais claro do que mostrar a satisfação de um cliente.
- Tenha entre seus clientes pessoas influenciadoras na sua região, e em troca de a cortesia dele usar os serviços, mas divulgar para os seus seguidores que usa o serviço do seu espaço e o quanto ele é satisfeito.
Os salões, clínicas e SPA já são, por natureza, ambientes sociais. Além das postagens típicas e das interações dos clientes que você pode ter no Facebook, Twitter, Google+, Instagram e Pinterest, não negligencie a visualização desses sites como possíveis pontos de venda. Por exemplo, sua página do Facebook pode facilmente se tornar seu mecanismo de reserva – para não mencionar um ótimo site para incentivos e ofertas. Para manter os clientes atuais envolvidos, ofereça ofertas exclusivas e reservas de última hora para aqueles que o seguem no Facebook. Ter um cancelamento de última hora? Preencha o buraco deixado em sua agenda através da rede social.
E não se esqueça de realmente se envolver com pessoas on-line, não apenas anunciar coisas mas interagir, responda todos os comentários e além disso, provoque comentários, incentive as pessoas a interagirem com sua marca. Quando as pessoas publicam coisas agradáveis sobre você em suas redes socais:
- Responda com um comentário
- Responda com uma @Menção
- Retweet-o
- Siga-os ou torne-se amigo dos seus clientes
- Amplifique seu buzzzzzz
Uma das maiores barreiras para o verdadeiro envolvimento nas mídias sociais que eu ouço dos salões é a preocupação de que os clientes publicarão coisas pouco interessantes sobre elas on-line. Quando as pessoas dizem coisas desagradáveis sobre você:
- Respire, mas responda abertamente, trate o problema, mostre que você se preocupa com a satisfação da sua cliente
- Determine a resposta correta
- Se possível, responda de forma atenciosa e desarmada – mesmo que você tenha razão
A rede social é apenas uma das muitas ferramentas que você tem para comercializar seu negócio, e seu valor vem em sua natureza em tempo real. Nenhuma outra ferramenta de marketing dá a você a capacidade de realmente se envolver de ida e volta com seus clientes quando estão longe do espaço.
Achou complicado fazer essa gestão, monitoramento e até respostas para manter seus canais ativos? Nós da Interação Digital somos especialistas em espaços de beleza. Nós analisaremos o marketing digital, bem como táticas de marketing mais tradicionais e como todas essas estratégias podem efetivamente funcionar em conjunto para aumentar as vendas, as receitas, as referências e o envolvimento do cliente com sua marca. Conte com a gente, nos envie um e-mail agora mesmo para contato@interacaodigital.com.br