Transformação DigitalOs 7 Grandes Benefícios de utilizar BIG Data no seu Marketing Digital

Big Data está remodelando o negócio conforme o conhecemos. A ciência dos dados estabelece as bases para os processos de tomada de decisão na maioria das empresas modernas, exatamente porque sua receita deve superar os U$ 40 bilhões em 2018. O marketing não pode de modo algum pensar diferente e não pensar em Big Data em uma estratégia para atrair mais clientes.

Hoje as equipes de marketing precisam adotar o poder da informação e análise de dados para melhorar o alcance e a influência de suas campanhas. Neste artigo, vamos mostrar os 7 maiores benefícios de Big Data no marketing.

Como grandes dados melhoram a decisão de marketing

Com o Big Data explodindo nos últimos anos, as estimativas oficiais sugerem que a monetização de dados em breve se tornará uma importante fonte de receitas. Uma grande parte do Business Intelligence será direcionada ao marketing e os impactos são grandes:

  1. Planejamento

Os cientistas de dados fornecem aos departamentos de marketing uma excelente análise das últimas tendências no comportamento do cliente, o que permite que as empresas criem estratégias abrangentes e se preparem para atividades mais eficientes. É por isso que quase 65% dos executivos de marketing afirmam que o marketing baseado em dados é crucial para o sucesso em uma economia global hipercompetitiva. Agora eles são capazes de segmentar os consumidores não apenas como grandes grupos, mas também como subgrupos segmentados com suas próprias características, o que lhes dá a possibilidade de modificar atividades e se adaptar a cada uma dessas audiências individualmente.

  1. Customização

A experiência do usuário é uma das condições prévias básicas de um negócio bem-sucedido. Na era dos grandes dados as empresas deverão estar habilitadas para personalizar as operações e melhorar as jornadas dos clientes quase no ponto em que cada cliente receba produtos ou serviços com base em suas preferências pessoais. Por exemplo, o Facebook sozinho armazena e analisa dezenas de Petabytes de dados gerados pelo usuário. Tais dados imensos permitem às empresas não apenas determinar os traços demográficos, de interesses entre outros pontos de seus grupos-alvo, mas também ir muito mais além e aprender sobre as afinidades dos usuários individuais.

  1. Preços

Como um dos elementos mais importantes do mix de marketing, o preço foi sempre sujeito a análise e monitoramento cuidadoso. Mas desde que os grandes dados entraram no jogo, as empresas podem ajustar os preços aos seus produtos e serviços em tempo real. Hoje, é possível fazer diferenciações de preços dependendo de vários fatores. Por exemplo, os cinemas oferecem ingressos regulares para compradores médios, mas também oferecem certos incentivos (cupons, promoções de fim de semana, etc.) para aqueles que são sensíveis ao preço.

  1. Lealdade do consumidor

Os consumidores leais são o núcleo de cada negócio. Eles são compradores repetidos que também servem como embaixadores da marca. Um usuário satisfeito se torna leal e passa a recomendar as marcas e empresas que ama a seus amigos e familiares. Usando Big Data, as empresas podem detectar padrões comuns de compra, adaptar seus serviços e expandir a base de consumidores leais eventualmente.

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  1. Rentabilidade publicitária

Como você pode ver agora, não só esses dados importantes têm o poder de melhorar sua estratégia de marketing em geral, mas também contribui para a melhoria de seus segmentos individuais. A publicidade é um desses elementos que ganham muito mais lucro devido a melhores insumos dos serviços de inteligência de negócios. Os anúncios agora são personalizados e direcionados a grupos específicos de consumidores, o que os torna mais atraentes, aumentando drasticamente as chances de rentabilidade. É por isso que a publicidade, especialmente on-line, está crescendo de forma constante ao longo dos últimos anos.

  1. Medindo ROI

Surpreendente, como pode parecer, muitas empresas realmente não sabem como medir ROI (retorno sobre o investimento). De acordo com algumas pesquisas, metade dos executivos de marketing B2B têm dificuldade em atribuir a atividade de marketing diretamente aos resultados da receita como meio para justificar os orçamentos. Dados importantes eliminam esse problema: ele leva em consideração todos os canais de marketing, atividades e investimentos e realiza uma análise custo-benefício de cada elemento. Desta forma, é quase impossível não interpretar suas atividades de marketing e o orçamento correspondente.

  1. Previsão

A ciência dos dados é capaz de analisar as atuais estratégias de marketing, mas também tem a capacidade de prever com sucesso as tendências futuras. É por isso que os profissionais de marketing utilizam isso para criar previsões de negócios, o que lhes permite se comportar de forma proativa e dar um passo à frente dos concorrentes. No ambiente onde a concorrência é constante, por mais participação no mercado que você possua, esse grande recurso de dados revela-se essencial para muitas empresas.

As empresas sempre procuraram uma maneira de utilizar enormes volumes de dados que estão sendo criados a cada segundo. Com o aumento da ciência dos dados, agora é possível analisar essas informações e eventualmente transformá-los em estratégias de marketing efetivas e eficazes.

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