Análise de DadosPor que os profissionais de marketing devem usar AI para analisar os dados gerados pelas imagens postadas em redes sociais

As empresas que desejam aumentar seu posicionamento nas redes sociais estão observando atentamente a evolução da análise de dados gerados pelas postagens referentes à imagem. O valor potencial é claro, mas o “como” é menos.

Pense em todos os dados e imagens armazenados em plataformas compatíveis com imagens, como Instagram e Snapchat. Existem mais de 3 bilhões de imagens compartilhadas em mídias sociais todos os dias.

Para melhor compreender o seu público, os profissionais de marketing precisam saber como a inteligência artificial e a aprendizagem de máquina podem ajudá-los a analisar imagens de redes sociais que apresentam suas marcas (ou as marcas de seus concorrentes) para ver como os consumidores estão usando produtos e melhor mercado para esses públicos.

Benefícios dos dados das redes sociais

Os dados das redes sociais são uma ferramenta essencial para as empresas, que vai de mãos dadas com análise de dados sobre a imagem e AI (Inteligência Artificial). Com informações em tempo real sobre preferências, percepções e comportamentos dos consumidores, os dados das redes sociais se tornaram cada vez mais populares com as marcas das empresas. Mas, com tantos dados, os profissionais de marketing às vezes ficam presos e não sabem por onde começar com a análise dos – muito menos usam informações sobre seus dados para executar campanhas mais inteligentes. É aí que entra a AI.

Por exemplo, digamos que uma produtora de cinema está construindo uma campanha para promover seu próximo filme. A produtora pode encontrar todos os dados nas redes sociais procurando palavras-chave como o título do filme ou os nomes dos atores principais – essa é a parte fácil. Mas com resultados intermináveis ​​de dados, como os profissionais podem encontrar o método certo ou mesmo o tempo para analisar completamente os dados e depois atuar sobre os resultados?

A AI pode ajudar a analisar os dados e fazer previsões valiosas para as empresas, incluindo quem são seus consumidores, o que importa para eles, como eles se sentem, como eles interagem e influenciam uns aos outros e como eles podem reagir a situações futuras. Isso garantirá que a empresa esteja olhando os dados mais importantes do seu público-alvo.

AI e aprendizagem de máquina podem dar sentido aos dados em escala, ao mesmo tempo que têm a “inteligência” para entender as nuances das interações humanas. Por exemplo, se alguém compartilha uma postagem nas redes sociais com spoiler por ver o filme antes de outros usuários, a análise do sentimento pode classificar essa conversa como uma reação negativa. AI pode aprender a entender a linguagem humana, incluindo coloquialismos ou sarcasmo, de modo que os profissionais de marketing realmente entendem os consumidores sem ter que identificar manualmente postagens com sarcasmo ou termos regionais.

A Importância da análise de dados gerados de publicações com imagem

AI e aprendizagem de máquinas podem ajudar as empresas a filtrar através de bilhões de imagens sociais para entender seu público de forma mais pessoal. Com a ajuda da AI, as empresas podem analisar dados de marcas e objetos encontrados em fotos nas redes sociais para identificar como, quando e onde seus concorrentes estão sendo patrocinados e anunciados e monitorando os interesses, as conversas e o uso de seus próprios públicos.

Pense no Instagram: se uma celebridade compartilha uma foto de si mesmo com um determinado produto ou marca, mas não menciona diretamente a marca na publicação, você pode usar a análise desta imagem para identificar se o logotipo da marca foi capturado dentro da imagem. Sem análise de imagem e sem uma menção de marca na legenda da foto, a empresa teria perdido a oportunidade de envolver esse potencial influenciador como alguém que poderia ajudar a promover a marca. Veja o caso da Anitta que aparece comendo salgadinho Cheetos durante o clipe de aparadinha. Tudo começou porque ela postou no Histórias do Instagram que ela amava cheetos, a marca entrou com contato com a artista e acabou fazendo parte do clipe.

Embora a análise humana ainda seja considerada a mais precisa, os humanos podem treinar AI e ferramentas de aprendizagem de máquinas para encontrar certos dados que serão os mais relevantes para as empresas – e fazê-lo muito mais rapidamente do que a análise humana manual.

Poder evolutivo da AI

Uma vez que a AI e a aprendizagem de máquinas dependem do treinamento humano, as empresas podem usar certos algoritmos para obter análises mais profundas dos dados que precisam para se conectar com seus consumidores. AI é uma ferramenta útil para as empresas, mas não se esqueça de que a AI não pode expressar a emoção humana. Os profissionais de marketing precisam entender que eles ainda são responsáveis ​​por criar a estratégia e as campanhas com base nas informações relevantes que a AI entrega.

Análise de imagens e seus dados nas redes sociais podem fornecer informações valiosas para as empresas sobre seus consumidores. A AI pode ajudar a organizar trilhões de postagens de rede social e filtrar através das imagens que os consumidores compartilham. As empresas não devem sentir que é impossível classificar as postagens devido a quantidade de dados gerados.

Embora a AI ainda seja considerada uma nova tecnologia, será uma ferramenta que ajudará as empresas a criar uma melhor organização de dados, entender seus consumidores e ficar um passo à frente dos concorrentes.

Você conseguiu perceber por que a inteligência por trás dos dados atrelados a uma inteligência artificial pode ajudar sua empresa a identificar influenciadores e promotores da sua marca a partir de imagens compartilhada nas redes sociais? Aqui na Interação Digital estamos sempre pensando nestas evoluções e nossos processos de trabalho com os clientes são realizados baseados em dados. Vamos conversar mais a respeito? Agende agora mesmo uma visita com um dos nossos consultores.

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