Relacionamento Digital

 

Quando o Facebook e o Twitter chegaram ao mercado em meados dos anos 2000, as pessoas logo começaram a usá-los para compartilhar opiniões, queixas e ideias – às vezes voltadas para as empresas com as quais eles faziam negócios.

E então as marcas perceberam que precisavam fazer parte desse espaço.

Ao longo do tempo foram surgindo boas práticas para se trabalhar cada vez melhor o relacionamento e a confiança com o usuário através dos canais digitais, e é sobre isto que queremos falar hoje, já que no post anterior mostramos para você o quanto era importante ouvir a planejar sua estratégia de marketing digital.

  1. Desenvolver relacionamentos

É preciso ganhar uma verdadeira relação. Trata-se de respeito e confiança. E um relacionamento equilibrado é recíproco. Você faz algo por outra pessoa, e eles fazem algo por você. Você troca ideias. Você interage. Para um relacionamento durar, tem que ser uma via de mão dupla.

Seguidores no Twitter e amigos no Facebook não são equivalentes aos relacionamentos. Assim como no mundo real, um verdadeiro relacionamento nas mídias sociais tem que ir mais fundo do que apenas uma conexão superficial. Ter 5.000 seguidores ou 10 mil amigos não tem sentido se você não se conecta ou se relaciona com vontade.

Uma das chaves para nutrir relacionamentos reais nas mídias sociais pode ser encontrada na maneira do seu relacionamento. As pessoas querem ser valorizadas. E uma vez que elas sentem que você as valoriza, elas provavelmente sentirão uma conexão com você – e algum grau de lealdade.

Elas também esperam um diálogo contínuo para reforçar esses sentimentos, e dessa forma manter relacionamento que cresça e se fortaleça ao longo do tempo.

Os relacionamentos bem-sucedidos também ajudam a apoiar os outros. Não é tudo sobre você, sua empresa ou sua agenda. A mídia social é uma comunidade e, como membro dessa comunidade, você não só deve contribuir com ela de várias maneiras, mas também deve reconhecer as contribuições dos outros. Por exemplo, promover as realizações de outras pessoas “gostando” de seus vídeos, retuitando seus tweets ou compartilhando suas últimas postagens no blog irá percorrer um longo caminho para construir conexões e relacionamentos reais.

E não deixe esses relacionamentos pararem no teclado. Conheça suas conexões de redes sociais no mundo real sempre que possível.

  1. Estabelecer confiança

O sucesso de praticamente todas as marcas depende em grande parte do vínculo de confiança gerado entre cliente e empresa. Esse mesmo vínculo pode, obviamente, ser criado entre indivíduos também. Mas como é o caso ao construir relacionamentos, a confiança também deve ser obtida.

Para começar, a sua mensagem de mídia social deve ser autêntica. Se você está falando para sua organização ou para si mesmo, sempre seja você – muito antigo e honesto. Fingir ser alguém que você não é, é um atalho para uma lacuna de falta credibilidade, e isso causa problemas no negócio de construção de confiança.

Ser verdadeiro permite você crescer, e esse é um fator de confiança, também precisa de uma boa dose de personalidade. Nas mídias sociais, é muito fácil distanciar-se de pessoas assim, apenas por não seguir ou não fazer amizade com elas. Então, em vez disso, esforce-se para ser conhecido como um membro pensativo, atencioso e solidário da comunidade de redes sociais.

Exibindo uma natureza inquisitiva e um pouco engraçado podem mantê-lo em boas condições, também. Um grande senso de humor é sempre um efetivo para a quebra de gelo e abridor de porta.

Além disso, esforce-se para ser tão transparente quanto razoável. Quanto mais aberto e honesto você estiver disposto a ser – e quanto mais informações você estiver disposto a compartilhar – quanto mais credível você aparecerá. E sempre faça o que você diz que vai fazer. Nada afetará a confiança de forma positiva mais do que cumprir seus compromissos.

Como empresa, você deve perceber que a capacidade de resposta também desempenha um papel importante na construção da confiança. Especialmente quando você está lidando com uma queixa ou outra questão negativa, esteja preparado para abordá-lo de frente e faça isso rapidamente.

E conte com a Interação Digital, estamos aqui prontos para poder ajudar sua empresa a se relacionar da melhor maneira nos canais digitais, esse é o nosso DNA. Vamos conversar? Manda um e-mail para a gente contato@interacaodigital.com.br

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